sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Espiritualidade - ***CONCIENTIZANDO O DESPERTAR DA ALMA***

***CONCIENTIZANDO O DESPERTAR DA ALMA***

Nossa evolução como seres humanos espirituais revela que há um despertar nosso da infância à juventude, da juventude à idade madura, e durante estes desenvolvimentos a própria perspectiva de nossa vida muda.

Além disso, por vezes, na vida, quando passamos por uma doença grave ou um grande sofrimento, no final, a visão sobre a vida mudou.

Observamos também que quando tivemos uma jornada intensa de profundas vivências, depois em retrospectiva, sentimo-nos bastante alterados.

Mais ainda depois de longo aprendizado profissional, ou de mudança repentina em nossas perspectivas de vida, achamos que a mudança foi tão significativa, que podemos dizer, somos pessoas completamente novas.

Vamos, então, refletir sobre o tema?

As mudanças que ocorrem em nossas vidas e que podem ser chamadas de desenvolvimentos evolutivos são de três classes: A primeira refere-se ao nosso físico; a segunda está ligada com nossa mente; a terceira com o despertar da Alma.

Há casos na vida de muitos de nós -o que às vezes se torna difícil de admitir- que poderemos lembrar experiências em nossas infâncias, quando em um momento nesse período, toda a nossa visão sobre a vida muda.

Maturidade é um resultado desejado por nós, sendo a consequência de cada aspecto em nossas vidas para amadurecermos e nos desenvolver.

Portanto, o cumprimento do nosso propósito de vida será o de estimular nosso despertar de Alma.

Poderemos perguntar: "Quais são os sinais do despertar da Alma?"

Hazrat Inayat Khan (1882-1927) músico e filósofo místico hindu, tido como o primeiro a levar o Sufismo ao Ocidente, sendo conhecido como o fundador da Ordem Sufi Internacional no seu ensaio sobre o tema nos diz: "O primeiro sinal deste despertar é como o nascimento de uma criança. A partir do momento de seu nascimento, a criança está sempre interessada em alguma coisa, qualquer som que ouça, ouvindo e vendo alguma coisa, uma cor ou luz, o que quer que seja, é atraída. Assim, é a pessoa cuja Alma está desperta, torna-se concentrado em tudo o que vê e ouve. Comparado a essa pessoa, todo mundo parece estar com os olhos abertos, mas não veem, de estar com os ouvidos abertos e não ouvem. Há muitos com ouvidos abertos, mas raramente há alguém que ouve, e há muitos com os olhos abertos, mas dificilmente haverá alguém que vê. É por isso que a visão natural da Alma desperta é chamada de clarividência, ou seja que enxergamos com clareza".

No momento em que a Alma está desperta, a música nos traz um forte apelo, a poesia nos toca, a arte tem influência sobre nós.

Já não é mais a Alma adormecida, está acordada e começamos a vivenciar a vida de forma mais plena. Faz sentido?

Nascer fisicamente não significa que a Alma esteja desperta após ter assumido o corpo.

É importante notar que nós é que mudamos, cativados pelo despertar da Alma.

Essa mudança não vem pelo estudo, nem por qualquer outro fato, mas apenas pela mudança da nossa autotransformação.

Pessoas buscando a verdade escrevem livros sobre o assunto e, no final, permanecem espiritualmente no mesmo lugar, onde estavam antes. Isso mostra que todos os esforços externos são inócuos quando não há introspecção.

Há apenas um aspecto que nos coloca diante da realidade espiritual, que é o despertar da Alma.

Nossas observações revelam que todas as tragédias da vida, das misérias e das desarmonias são causadas pela falta de compreensão e entendimento. A ausência de compreensão vem da falta de introspecção em nós mesmos.

Quem não vê, a partir do ponto de vista que deveria ver, decepciona-se porque não consegue entender.

Há ainda um despertar, que é uma continuação do despertar da Alma. O sinal disso é quando irradiamos Luz -Luz da Alma- para cada elemento da natureza e para cada ser humano nosso semelhante.

É a própria Alma, que se torna uma tocha em nossos corações, é nossa própria Luz que ilumina nosso caminho como Seres Divinos.

É como utilizar um holofote sobre cantinhos escuros que não tínhamos visto antes, e eles se clareiam e se iluminam novamente.

É como lançar Luz sobre problemas onde não havíamos entendido a princípio, é como enxergar com raios-X pessoas que estão diante de um enigma. Está claro?

Desde que a vida torna-se luzente para a Alma despertada, este fato nos mostra outra manifestação: cada aspecto da vida torna-se comunicativo conosco.

A ideia é que vida e Alma estão se comunicando - a Alma desperta torna-se comunicativa com a vida.

Os Mestres e sábios que estão despertos revelam que a Luz não é só para eles, mas também para os outros.

Podemos ainda não saber, mas a nossa Luz, a nossa própria presença nos ajuda a tornarmos os problemas difíceis em mais fáceis.

Isso nos leva a perceber o fato de que somos Luz, uma Luz cuja origem é Divina do Ser Maior Criador Deus. Correto?

Quando foi dito que os apóstolos sabiam todas as línguas na descida do Espírito Santo, isso não implicava conhecer as línguas de todos os países. Eles sabiam a linguagem da Alma, pois há diferentes línguas faladas de país para país, mas cada pessoa tem sua linguagem particular de Alma.

Isso nos leva a perceber outra ideia de grande importância: a linguagem exterior pode transmitir apenas coisas externas, mas não é uma linguagem interna, que pode ser compreendida por Almas que buscam o despertar.

Esta é uma linguagem universal, de vibrações, de sentimentos, que toca nosso sentido mais profundo.

por Marcos Porto





Sem comentários:

Enviar um comentário