terça-feira, 2 de setembro de 2014

– O que são Mantras? –


O mantra é uma formula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente. A palavra provém do sânscrito e tem muitas diferenças sutis de significado “instrumento da mente”, “linguagem divina” e “linguagem da fisiologia espiritual humana” são apenas algumas de suas conotações. Os mantras se originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo e outras religiões.
Para algumas escolas, especificamente as de fundamentação técnica, mantra pode ser qualquer som, sílaba, palavra, frase ou texto, que detenha um poder específico. Existem mantras para facilitar a concentração e meditação, mantras para energizar, para adormecer ou despertar, para desenvolver os chakras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.
Ao longo dos anos, os ocidentais que chegaram ao oriente tentaram explicar porque os mantras produzem os efeitos esperados. John Blofeld, pesquisador que estudou por dentro as culturas indiana e chinesa, notou que não é necessário saber o significado das palavras ditas. Alguns psicólogos ocidentais defendem que o mantra possui uma energia sonora que movimenta outras energias que envolvem quem o entoa. Blofeld observou que não importa a correção da pronúncia, encontrou o mesmo mantra entoado de forma muito diferente em países diversos, e sempre produzindo os efeitos esperados.
Outra explicação seria a mesma usada para o efeito dos mudras: um gesto repetido por tantas pessoas durante tantos séculos que criou um tipo de caminho energético - que podemos chamar de marca no akasha, ou no inconsciente coletivo - que é rapidamente seguido pela psique da pessoa que o executa.
Algumas pessoas marcam a repetição dos mantras usando um mala, ou japamala (em sânscrito, japa = sussurrar e mala = cordão). Trata-se de um colar de 108 contas, utilizado por hinduístas e budistas, que cumpre a mesma função do terço católico. Como o número 108 é considerado mágico na Índia, pois simboliza o eterno, recomenda-se entoar o mantra pelo menos 108 vezes.
– Alguns mantras comuns:
• Om (ॐ):
É o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto. O Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo o mais poderoso de todos eles. Ele é a raiz de todos os sons da natureza.
• Om Namah Shivaya:
É um mantra que acalma as agitações da mente e sua repetição mental ou oral nos eleva dos níveis inferiores de consciência para níveis mais profundos e calmos. Sua repetição equilibra os chakras e traz proteção espiritual.
• Om Mani Padme Hum:
Este é o célebre mantra que costuma ser traduzido como: “A jóia da consciência está no coração do lótus” ou "da lama nasce a flor de lótus". É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos. A disciplina espiritual que faz uso deste célebre mantra Mani é empreendida para promover a idéia de desenvolvimento espiritual associado ao ato de servir à vida. Cada sílaba purifica por completo as emoções negativas que são a manifestação da ignorância: orgulho, ciúme, desejo, ignorância, ganância e ódio.
• Om Shanti Om:
Mantra de paz no hinduísmo, pode ser apenas uma saudação, ou se repetido diversas vezes induz à um estado de relaxamento profundo, calma interior e bem estar. Indicado também para elevar a consciência durante a prática da meditação.
• Mantra Gayatri:
Gayatri é considerado um dos mais antigos mantras védicos. Segundo a tradição hindu, Brahman (o criador do universo) recebeu esse mantra da Suprema Divindade e, ao meditar sobre o seu significado, obteve o poder de criar o universo.
'Om
Bhur bhuvah swah
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yo nah prachodayat.'
'Om
Oh! Divina mãe, afaste de nós a ignorância e ilumine o nosso ser!
Dê-nos uma mente serena, para que a sua imagem possa sempre nela refletir-se!'
– Mantras e Chakras:
As rodas de energia numa dada frequência produzem os sons que são emitidos por nós pelas suas vibrações. Daí descobriu-se o som especifico de cada chakra, chamados também de bija mantras, que quando emitido várias vezes, suas vibrações sintonizam com estes canais, equilibrando os centros energéticos, que influenciam diretamente no nosso estado emocional.
• Lam
Som do chakra Muladhara, localizado na base da coluna vertebral. É regido pelo elemento terra, sua cor é vermelha. É a nossa ligação com este mundo, senso de sobrevivência e medos.
• Vam
Som do chakra Swadhisthana, localizado pouco abaixo do umbigo, elemento água, cor laranja. Associado a reprodução, prazer sexual e material.
• Ram
Som do chakra Manipura, localizado no plexo solar, elemento fogo, cor amarelo. Relacionado à nossa mente racional, à vitalidade e à vontade.
• Yam
Som do chakra Anahata, localizado no centro do coração, elemento ar, cor verde. É a união entre as energias materiais e espirituais. Associado com o amor e a compaixão.
• Ham
Som do chakra Vishuddha, localizado no centro da garganta, elemento éter, cor azul. Associado a comunicação e auto expressão.
• Om
Som do chakra Ajna. Contém o princípio da unidade, a energia masculina e feminina, centro da terceira visão, inteligência cósmica, e intuição. Cor índigo.
• Aum
Som do chakra Sahasrara, topo da cabeça, contém todos os elementos, a habilidade de se conectar espiritualmente, paz e sabedoria. Cor lilás.
- - - - - - -
Cada mantra – combinado com a intenção – aumenta os benefícios físicos e espirituais. Quando combinamos a energia física do mantra, a vibração sonora com a energia mental da intenção e da atenção, aumentamos, fortalecemos e direcionamos o efeito energético do mantra.
A intenção, a razão de estarmos recitando o mantra, é transmitida pela vibração física, produzindo um efeito. Essa é a essência do mantra sanscrítico.
Boa prática!

fonte: Evolução de Consciência